27/04/2021

As raízes que jamais cessaram

 

"Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno." (2 Coríntios 4:18)

Somos tendenciosos a nos limitar sobre aquilo que podemos contemplar. Somos tendenciosos a viver ansiosos, porque não sabemos o tempo de esperar e descansar. Somos tendenciosos a crer só quando os nossos olhos podem ver. Somos tendenciosos a deixar de viver uma vida de propósitos, porque não percebemos que aquilo que há de mais profundo, forte e real! Não é visível, porém é sentido. Já que o que há de mais certo na vida está em nossas raízes. As quais  só serão infindáveis quando pautadas em alguém infindável: Deus! 

A nossa vida nunca foi e nem será um mar de rosas, pelo contrário, se pararmos para analisar veremos que se trata muito mais de lutas atrás de lutas, do que de vitórias atrás de vitórias. Contudo, eu pude perceber através daquilo que Jesus me ensinou que: Aquele que possui raízes profundas não se deixa ser levado e nem destruído por nenhuma tempestade ou vento forte que possa suceder. 

Imagine uma semente plantada em um solo fértil, regada todos os dias, amada e bem cuidada. Com o passar do tempo essa semente irá germinar e formar uma linda árvore. Quando essa árvore crescer nas estações apropriadas irão surgir flores, folhas, galhos e muitos frutos. É certo que chegarão as tempestades, os ventos fortes, o inverno, a seca e até mesmo poderão surgir algumas pragas. Todavia mesmo que as flores sequem. Mesmo que as folhas caiam. Mesmo que a chuva e o vento sejam abrasivos e, em certos períodos, essa árvore parece destruída seu tronco mantém-se firme e logo ela volta a florescer, dar novos frutos e ser ainda mais bela do que um dia foi. Tudo isso porque suas raízes não foram atingidas, além de ficarem fixadas no solo em que ela foi cultivada. 

A semente representa o início da nossa vida. O solo o lugar que escolho viver. A árvore somos nós! As flores demonstram alegrias, satisfações e a beleza da vida. Os frutos são os bons resultados, virtudes e valores que disseminamos no mundo. O vento forte, chuva e eventuais pragas representam os desmazelos da vida, decepções, provações, palavras ruins, sonhos frustados e tudo aquilo que um dia afligiu o nosso coração. Por fim as raízes fortes representam o Senhor. 

Você consegue perceber a importância de ter raízes? 
Eu lhe asseguro que ter raízes não lhe garante uma vida ausente de dores, mas eu lhe garanto que haverá sobre você a perspectiva de permanecer. Ainda que alguns momentos externos não venham ser favoráveis. 

Quando temos raízes somos capazes de ressignificar a nossa existência. Quando temos raízes somos capazes de não ceder a inexistência terrena. Quando temos raízes somos capazes de nos sentir amados. Quando temos raízes somos capazes de amar. Quando temos raízes sabemos que, mesmo em meio a tempestade, poderemos ver o sol brilhar e germinar novamente. Quando temos o Senhor como  raiz da nossa história somos capazes de seguir em frente, pois sabemos que em frente o Pai nos aguarda e não há nada mais satisfatório do que essa certeza.

Reconheça hoje que não se trata do que seus olhos podem vislumbrar, seu coração humano suportar, ou sua mente mensurar, contudo, trata-se do que as raízes que há em você podem te fazer alcançar. 

Deus tem muito mais para revelar a nós sobre quem Ele é do que sobre quem somos exclusivamente. Além disso, o Pai quer lhe revelar através das suas raízes Nele quem você pode ser Nele.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.